Instragram é uma vitrine. E na vitrine a gente apresenta o melhor, né?
Uma janela de exposição, que para o "bem" ou para o "mal", mostra aquilo que queremos exibir e "vender": ideias, imagens, serviços, produtos, pessoas, paisagem, qualidades, comportamentos, candidatos, partidos, fé... O conteúdo é diverso.
Qual o efeito dessa vitrine? Exposição de conteúdo para produção de desejos? Exposição para atrair "consumidores"? Exposição para conquistar seguidores? Exposição para atrair as curtidas que possam legitimar o que somos?
Na vitrine não mostramos o pior, né?
O pior levamos pra terapia, pra intimidade, pro quartinho escuro, pras amigues e familiares... ou fingimos esconder pra que ninguém veja. Digo fingimos porque acreditamos esconder, mas de fato, o que somos de pior se revela por si só.
Poucos ousam mostrar o pior na vitrine. Por que não precisa, precisa?
Contudo, muitos e muitas de nós aqui se arriscam a postar e se "amostrar" (como diz a boa cearense)! Outras se arriscam a apenas assistir o que é “amostrado”. Ou as duas coisas.
Pois bem, cheguei de novo! E esse é o “textinho” de apresentação para minha volta ao instagram. Sempre tenho dúvida se quero estar aqui ou não. Por vezes quero boicotar esse sistema de imagem e controle social. Por outras, sou seduzida pela ideia de que é bom fazer parte dessa rede e desse grande encontro.
Então, vamos lá... Vou me expor e publicar na vitrine aquilo que no momento eu considere o meu melhor. Seja pessoal, profissional, político, besteirol, paisagem, viagens...
Vou começar com essa foto aqui. Arriscada porque estou de biquíni e é prática comum os julgamentos falso-moralistas de controle sobre o corpo da mulher. Arriscada porque sou uma mulher preta que social e historicamente é objeticada pelo seu corpo. Arriscada porque sei lá quem vai ver e o que vai dizer.
Mas é isso... vou começar com ela porque eu me acho linda nela. Uma quarentona cheia de vida, viajando por aí, com as plaquinhas que são minha cara. Coloco nessa vitrine a beleza da minha alma que vejo em meu corpo, minha cor, meu sorriso, meu olhar. (Escrever essa afirmação da autoestima não é tarefa fácil, fazer pose é mais)
#MulherPreta #Quarentona #PousadaBeijoMar #Tibau
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou desse escrito? Comenta aqui e compartilha comigo. :)))